peppa

Aproveitei algumas manhãs de folga em casa para assistir ao desenho da Peppa Pig no Discovery Kids. Depois de tantas acusações de que a porquinha fazia “propaganda feminista e propaganda socialista”, fiquei curioso para ver se isso era verdade e descobri que Peppa Pig é uma verdadeira heroína de nossos tempos. Aqui, listei seis motivos pelos quais as crianças que crescerem assistindo à Peppa Pig vão ser adultos melhores.

1. Sim, Peppa é realmente feminista. Veja só que absurdo: no episódio “Queda de Energia”, a mamãe pig está no escritório da casa trabalhando, enquanto o papai está passando aspirador de pó no chão. Onde já se viu tamanho absurdo e ousadia?

2. Na verdade ela é muito feminista. Em um dos episódios, os papais vão jogar futebol e fazer churrasco, enquanto as mamães vão trabalhar como bombeiro. Há um incêndio no churrasco e as responsáveis por apagar o fogo são as mamães. Além disso, a mamãe é sempre retratada como uma figura forte. Quando a família pig vai ao parque, os donos das barracas de brincadeiras sempre dizem para a mamãe pig que aquilo não é tarefa para mulher. Indignada, a mamãe prova que consegue completar todos os desafios e ganhar todos os prêmios (coisa que o papai não consegue). Sem falar que o irmãozinho, George, é mostrado como um medroso e chorão, enquanto Peppa é esperta e destemida.

3. Sim, ela é realmente socialista. Em um dos episódios, a escola de Peppa está precisando de reparos no telhado, pois há goteiras, e a professora, Madame Gazela, sugere um bazar para arrecadar dinheiro para o conserto. As crianças levam brinquedos, mas compram eles de volta com o seu próprio dinheiro, enquanto o papai pig compra de volta a sua própria poltrona (por um valor mais alto do que quando comprou originalmente) e não reclama. Ou seja, tudo não passou de uma maneira lúdica e divertida de dar um pouco de dinheiro para a escola (afinal, como pode uma escola no primeiro mundo precisar de dinheiro para manutenção, não é mesmo?)

4. Peppa prega a tolerância. Para quem cresceu vendo desenhos racistas, como Popeye, Tom e Jerry e As Aventuras de Tintim, Peppa Pig parece algo muito diferente do que estamos acostumados. Peppa é amiga de coelhos, cachorros e – veja só – alguns colegas são até criados por mãe solteira. Um desenho para todas as cores e sabores.

5. Só Peppa poderia ganhar uma música (e dançar) nesse naipe:

Bônus: Peppa ainda curte músicas bem maduras pra sua idade

Anúncios